21 de fevereiro de 2009

O NOVO CAMISA 10 DO INTER

Por Luciano Bonfoco Patussi
21 de fevereiro de 2009
www.supremaciacolorada.com
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=5305010820812207968&na=4

No futebol, a camisa 10 de uma equipe tem uma tradição histórica e de glória. Geralmente, cabe ao cérebro da meia-cancha de um time vestir a camisa 10, sendo a referência de qualidade técnica de todo grande esquadrão. Bom passe, boa conclusão, qualidade técnica, composição tática. Assim é o camisa 10 de uma boa equipe. Assim deve ser. Assim era Alex. Alex chegou ao Internacional em 2004, sendo uma aposta mortal e certeira de Fernando Carvalho. Aos poucos e com muita dificuldade devido a seguidas lesões sofridas, Alex foi assumindo seu lugar na equipe do Inter e na história do clube. Lesões. Superação. Títulos. Golaços. Seleção. Mais títulos. Mais títulos ainda. Quase cinco temporadas e oito faixas no peito. Mais golaços. Qualidade técnica. Sabedoria com as palavras. Alex sabe ler os acontecimentos de uma partida e contar isso tudo em uma entrevista. A mesma inteligência que demonstra com as palavras, Alex demonstrou nos gramados, a serviço do Inter. Terá sucesso no Spartak Moscou, o clube mais popular da Rússia. Assim como é o Inter no Rio Grande. Origem popular! Ambos vermelho e branco. Por isso Alex não foi para um maior centro do futebol europeu. Talvez esteja escrito nas estrelas que Alex precisa ajudar a torcida de um clube com origem popular – como o Inter – a voltar aos seus tempos de vitória. E assim fará, com golaços. Com grandes atuações. Com liderança. Com títulos. Ao Alex, fica meu particular desejo de sucesso em seu novo clube e um sincero muito obrigado pelo futebol por ele apresentado e que encheu os olhos de todos os torcedores colorados e brasileiros amantes do bom futebol!

Devemos agradecer. Sim, eu acredito que devemos saudar a passagem de Alex pelo Inter. Um verdadeiro camisa 10. Enquanto torcedor, vi a camisa 10 colorada sendo vestida por Marquinhos em 1992. Foi um de meus primeiros ídolos no Inter. Grande Marquinhos, campeão do Brasil. Marquinhos tinha muita qualidade. De lá para cá, muitos atletas vestiram a camisa 10 vermelha. Entre eles, Clayton. Marcelo “Padeiro”. Tim. Nenhum deles eram bons para a posição. Longe disso. Ídolos? Nem pensar. Diferenciados? Nada. Todos estavam próximos de serem execrados pelo torcedor, devido ao seu futebol mediano, que estava aquém de nossa expectativa. Por isso, Marquinhos foi importante. Por isso, comemoramos muito quando Alex passou a atuar, com maestria, com a camisa 10 do Inter, e honrar o que ela representa na história. Foram quase cinco anos. Passou rápido. É momento de passar a gloriosa numeração para algum outro ídolo. Sem mágoa nem ressentimento.

Se D’Alessandro quiser, a camisa 10 é dele! Ele deve ficar com a 10, com a 15, com a numeração que ele quiser. Entretanto, ele é o jogador mais qualificado, disparadamente, para ser o novo ícone do meio campo colorado. Vestido com a 10. D’Alessandro deve aceitar a camisa 10. Ele precisa fazer isso! O craque argentino, que na infância era fã do uruguaio Rubén Paz – que também brilhou no Inter, nos anos 80 – tem tudo para ser o novo camisa 10 do Inter e fazer história no Beira-Rio. Com belos passes, dribles desconcertantes, golaços, catimba, atuações memoráveis. Assim, D’Alessandro será o novo camisa 10 do Sport Club Internacional. Em pouco tempo vestido com o manto sagrado, já é possível ver o tipo de jogador que D’Alessandro é. Ele não é o cara mais “metido” do mundo, como todos por aqui falavam. Ele é marrento, sim. Mas ele é simples. Ele é simplesmente D’Alessandro. Seja contra o São José, contra o Grêmio, contra o São Paulo ou contra o Boca Juniors. Ele é ele mesmo. Sempre. Aliás, nem sempre. Em jogos, digamos, menos interessantes, ele não aparece muito. A qualidade não é tão destacada. É uma falha, realmente. Mas quando o Inter mais precisa, ele joga demais. Dá passes precisos. Marca golaços. Assim foi nas fases decisivas da Copa Sul Americana de 2008. Assim foi nos jogos contra o Grêmio, maior rival colorado. Esse é D’Alessandro. Este é o jogador que deve – e merece – vestir a camisa 10 do Inter a partir deste momento. Assim deve ser. D’Alessandro deverá ser o camisa 10 do Inter no ano em que o clube completará 100 anos de uma bela e gloriosa história.

Saudações coloradas à todos! Força Inter!

Sport Club Internacional! 100 anos! 100 mil sócios!

Nenhum comentário: